Sobre

Arcoverde, antiga Vila Olho d’Água dos Bredos, que também foi a vila e cidade Rio Branco, é uma cidade do interior de Pernambuco, conhecida como Portal do Sertão, primeira cidade do Sertão do Moxotó.

Tem como marco inicial as águas do Riacho do Mel, que se junta ao Rio Moxotó e vai desaguar no mar. Arcoverde tem como acontecimento determinante para o seu desenvolvimento a instalação em 1912, da Great Western, estação ferroviária de Rio Branco, o que mudou definitivamente o fluxo de encontros, vendas e moradias daquela vila.

O encontro do rio com a linha férrea se dá já no início da cidade, antes da Cohab I, e ambos costuram o caminho de crescimento da cidade até onde se separam, com a ferrovia seguindo para o povoado de Henrique Dias, e o riacho descendo para o encontro com o Rio Moxotó.

Terra de Dona Severina, Seu Cícero Gomes, Mestre Assis Calixto, Dona Maria, Mestre Biu Neguinho, do Reisado Encanto das Caraíbas, da Banda de Pífano Santa Luzia e tantas outras figuras que aqui constroem o seu legado. Dessa terra nasce o Material do Tempo, para que suas histórias não sejam esquecidas.

Nossa Equipe

Luca Lemos

Multi artista do sertão do moxotó, formado em arquitetura e urbanismo, com pós-graduação em história da arte e produtor musical.

Caroline Arcoverde

Atriz, produtora e roteirista. Co-fundadora do Teatro de Retalhos desde 2008. Licenciada em Letras, pesquisa interseções entre literatura, Teatro e Audiovisual. Produtora da Mostra Caixola e equipe de produção da Estação da Cultura.

Djaelton Quirino

Ator, palhaço, diretor, dramaturgo e produtor cultural. Cofundador do Teatro de Retalhos, em Arcoverde, Pernambuco. Atualmente, diretor artístico e produtor executivo do grupo, envolvido em diversas iniciativas culturais.

Gabi Beneditta

Artista visual-travesti-preta-sertaneja, atriz em Arcoverde-PE. Idealizadora da "Caldeira - Mostra de Artes". Produtora da festa "Shock de Monstrxs" desde 2018. Coidealizadora da "FAVELA LGBTQIA+" e do "1° ENCONTRO JACINTA DE ARTE E GUERRA" (2020).

Débora Freitas

Professora de Artes, atriz, pesquisadora de história do teatro pernambucano, roteirista, intérprete pesquisadora em dança, Arte-educadora licenciada em Teatro pela UFPE (2019.2) e produtora cultural. Integrante do Teatro de Retalhos, atua na Produtora Toró de Ideias e é professora na rede pública estadual em Pesqueira (Arcoverde-PE).

Taylla Gandra

Artista pernambucana de Arcoverde-PE, membro de coletivos como BodeCrew e Batalha dos Bruxos. Desde 2014, apaixonada pela jornada audiovisual, expresso minha criatividade em fotografia, filmagem e design, sendo Agitadora cultural local.

Hévilla França

Ilustradora, fotógrafa e aprendiz da cerâmica popular. Ilustrou livros infantis e cartazes, e expôs fotografias em mostras coletivas. É formada em Letras e professora do campo.

Cecília Távora

Designer, fotógrafa, artista visual e pesquisadora. Graduada em Comunicação Social (UFPE-CAA), desenvolve projetos gráficos de cunho cultural que se conecta com as narrativas de brasilidades e pesquisa sobre representação do feminino através da fotografia.

quer fazer parte da nossa equipe?