Colégio Japiassu

Às margens da Great Western, assim como quase todas as edificações da antiga Vila Rio Branco

Foi fundado em 1948 o Grupo Estadual Cardeal Arcoverde, que no ano de 1971 viria a se chamar Ginásio Antônio Japiassu. A construção Neoclássica, sem muitos ornamentos e com grandes arcos, conserva seu desenho arquitetônico quase inalterado até os dias de hoje, sendo um dos mais antigos colégios públicos de Arcoverde.


O Ginásio Antônio Japiassu teve como seu primeiro diretor o Dr. Nilson Magalhães de Oliveira, recebendo por um curto período o nome de Carlos Rios, até a construção do atual Colégio Carlos Rios. Voltou a se chamar Antônio Japiassu, em homenagem ao primeiro prefeito da cidade, e é hoje uma Escola de Referência. Com suas belas gameleiras gigantescas, foi responsável pela formação de muitos cidadãos arcoverdenses, ao longo dos seus mais de 70 anos.

Além da proximidade com a linha ferroviária, o Antônio Japiassu bebe de outro traço muito importante para a memória afetiva da cidade, pois suas costas estão voltadas para o Riacho do Mel. Antes símbolo de poder arcoverdense, glorificado em belas canções e responsável pela demarcação inicial das terras doadas para a construção da Vila Rio Branco, é infelizmente hoje conhecido como o canal pluvial que corta a cidade.


PARA CONHECER MAIS

Pessoas, artistas e convidados

Relembram as memórias

de Arcoverde.

Imaginário de Arcoverde

A artista visual Hévilla França expressa em suas ilustrações uma narrativa que mergulha no imaginário de Arcoverde, trazendo à tona as memórias daqueles que lá viveram.